idade média
RESUMO
A Idade Média é um período da história que inicia por volta do século V. Inicia-se com a Queda do Império Romano do Ocidente e termina durante a transição para a Idade Moderna. Eles tinham como de organização política e social o feudalismo.
No feudalismo as grandes propriedades rurais pertenciam aos senhores feudais. Aos servos, cabia apenas um lote para a agricultura de subsistência. Parte das terras dos senhores era doada à igreja. A Alta Idade também ficou conhecida como idade das trevas. O modo de organização social e político da Idade Média são conhecidos como Feudalismo. A economia é baseada no trabalho servil, agricultura de subsistência e escambo. O comércio é quase inexistente.
Os servos só podiam utilizar as instalações do castelo do senhor de terras (que comumente chamamos de “senhores feudais) mediante o pagamento de uma taxa. A idade média acabou durante a transição para a Idade moderna por volta do século XV.
INTRODUÇÃO
Neste trabalho irei abordar os seguintes períodos: Idade Média, Alta Idade Média, Baixa Idade Média, Igreja na Idade Média. Tratarei dos principais pontos e curiosidades dos períodos citados. Este trabalho é realizado na matéria de História, mas nas aulas de Seminário Integrado.
DESENVOLVIMENTO
ALTA IDADE MÉDIA
A Alta Idade Média aconteceu entre os anos entre 476 e 1453 e é marcada pelas invasões bárbaras no território do Império Romano.
Os bárbaros eram formados pelos nobres, que detinham grandes posses territoriais; homens-livres, que tinham pequenas propriedades; e homens não-livres, prisioneiros de guerra que viviam como escravos. Das comunidades bárbaras destacam-se os francos, que ocuparam o território da França e formaram os primeiros feudos, classe social que estabeleceu a economia européia daquele período baseada no escravismo, na vassalagem e nas relações suseranas. O motivo pelo qual os bárbaros invadiram o império romano foi, a