Economia iva
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
TEORIA ECONÔMICA I
(Resumo baseado nos livros Manual de Economia – Equipe de Professores da USP/ Economia Micro e Macro – Marco Antonio Sandoval de Vasconcelos)
Profª Michele Arlinda
4. Teoria do Consumidor
4.1. Demanda
É a quantidade de determinado bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir, num dado período, dada sua renda, seus gastos e o preço de mercado. 4.2. Teoria da Utilidade
Utilidade representa o grau de satisfação ou bem-estar que os consumidores atribuem a bens e serviços que podem adquirir no mercado.
Utilidade total: aumenta com o aumento da quantidade consumida do bem ou serviço;
Utilidade Marginal: a satisfação adicional obtida com o aumento do consumo é decrescente, porque o consumidor vai saturando-se desse bem, quanto mais o consome. É também chamada Lei da Utilidade Marginal Decrescente.
Umg = Ut
q
4.3. Noções de Equilíbrio do Consumidor
A teoria da demanda tem como hipótese básica que o consumidor está maximizando sua utilidade ou bem-estar, limitado por seu nível de renda e pelos preços de bens e serviços que pretende adquirir no mercado.
4.3.1. Curva de Indiferença
É um instrumento gráfico que serve para ilustrar as preferências do consumidor. Os pontos do lugar geométrico representam as diferentes combinações de bens que dão ao consumidor o mesmo nível de utilidade. Apresenta duas características básicas:
a) Inclinação Negativa: devido à necessidade de manter o mesmo nível de bemestar, ao aumentar o consumo de um bem determinado, necessitamos reduzir o consumo de outro, que assim é substituído. Também chamada de taxa marginal de substituição, pois representa a taxa de intercâmbio de um bem por outro que mantém o mesmo nível de bem-estar.
b) Convexidade em relação à origem: a taxa marginal de substituição vai diminuindo à medida que aumenta a quantidade de carne e reduzimos a quantidade de batatas. Isso é