ECONOMIA INTERNACIONAL ARTIGO
RESUMO: Este trabalho tem como tema central a importância que o Padrão Ouro teve no Sistema monetário internacional no final do século XIX e inicio do século XX, bem como a sua trajetória histórica. Ademais, busca expor alguns dos fundamentos da moeda internacional, bem como o funcionamento do modelo básico e as criticas do funcionamento do Padrão ouro. O modelo será discutido, e com isso, busca-se apontar a importância do Padrão para o sistema monetário internacional e o comércio entre as nações em sua época. Não como uma forma exclusiva, mas como uma solução passível de aplicar ajustes.
PALAVRAS - CHAVE: Padrão - Ouro, Comércio Internacional, Sistema Monetário internacional.
ABSTRACT: This paper is focused on the importance of the Gold Standard had in the international monetary system in the late nineteenth century and early twentieth century, and its historical trajectory. Moreover, seeks to expose some of the fundamentals of international currency, and the operation of the basic model and the criticism of the Gold standard operation. The model will be discussed, and with that, we try to point out the importance of the Standard for the international monetary system and the trade between nations in their time. Not as a unique way, but as a likely solution to apply settings.
KEYWORDS: Standard - Gold, International Trade, International Monetary System. Introdução
É impossível compreender a história do sistema monetário internacional sem que entendamos o que foi, de fato, o padrão ouro. É fundamental para as transações internacionais a existência um sistema monetário aceitável, isso se torna pré-requisito para o desenvolvimento do comercio internacional, pois, caso contrário seria simplesmente um sistema de trocas.
O padrão-ouro, também chamado de estalão-ouro, foi o sistema monetário cuja primeira fase vigorou desde o século XIX até a Primeira Guerra