O quadro regulatório dos mercados internacionais de alimentos: uma análise de seus principais componentes e determinantes.
JÚNIOR, ORLANDO MARTINELLI. Economia e Sociedade, Campinas, v. 22, n. 2 (48), p. 521-545, ago. 2013.
O artigo em questão se utilizou de dados para análise do quadro do mercado internacional de alimentos como proposto; Foi recebido em 15 de março de 2011 e aprovado em 12 de setembro de 2011. Este artigo foi realizado no âmbito do projeto de pesquisa “Transnational Integrations Regimes as Development Programs” coordenado, nos EUA, pelo professor Gerald A. McDemortt, do International Business Department, da Universidade da Carolina do Sul e publicado em agosto de 2013 pela revista Economia e Sociedade da Unicamp que apresenta estrato B1.
O autor Doutor Orlando Martinelli Júnior possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas (1981), mestrado em Economia pela Universidade de São Paulo (1987) e doutorado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas (1997). Atualmente é professor do Departamento de Economia e do Programa de Pós Graduação em Economia do Desenvolvimento da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Organização Industrial e Estudos Industriais, atuando principalmente nos seguintes temas: economia agroindustrial, inovação tecnológica, indústria de alimentos, normas e regulamentações no comércio agroindustrial. (Fonte: Currículo Lattes)
Palavras-chave: Padrões técnicos alimentares; Inocuidade alimentar; Mercado internacional de alimentos; Normas privadas; Acordo SPS.
O autor inicia o artigo comentando de forma resumida sobre os impactos que a expansão tecnológica encadeada pelas inovações e pela globalização impacta no processo produtivo do setor de alimento, assim aborda a questão de uma preocupação mais focada na questão dos padrões de qualidade de alimento visando às exportações, neste caso ele tem como