contabilidade
As limitações na economia e a necessidade de investimentos na capacidade produtiva, para atender tanto o mercado doméstico quanto ao externo, e consequentemente melhorar sua participação no quadro do comércio internacional e global, provocam à necessidade das empresas adequar-se a harmonização contábil internacional, pois isso tende a facilitar o seu acesso a mercados internacionais. A globalização veio a fortalecer a demanda por padrões internacionais de contabilidade.
INTRODUÇÃO
Devido a limitações na economia e a necessidade de investimentos na capacidade produtiva de grandes empresas, para atender tanto o mercado doméstico quanto ao externo, e consequentemente melhorar sua participação no quadro do comércio internacional e global, é identificada à necessidade das empresas adequar-se a harmonização contábil internacional, pois isso tende a facilitar o seu acesso a mercados internacionais.
De acordo com Melo e Valle (2007), a globalização é um fenômeno irreversível, que envolve países, empresas e pessoas ao redor do mundo. Muitos já compreendem todo o invólucro decisório, outros precisam entender como as mudanças no cenário global e novas estratégias são exigidas, a fim de se adaptar a novos quadros internacionais. O ajustamento estrutural das empresas, tendo como finalidade de jogar no mercado internacional, afeta o modo como os países se deslocam na arena global. Assim, com a aceleração da globalização, o papel do setor privado tem sido muito relevante. Até a década de 1990, o governo brasileiro regulamentou a economia, evitando assim uma concorrência internacional. Agora, a economia é mais aberta, mas o papel do governo não é tão claro. Como resultado, segundo a Associação
Brasileira de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, a participação do Brasil nas exportações mundiais em 2005 foi de aproximadamente 1,1%, o que foi absolutamente inexpressivo levando em conta o tamanho da economia brasileira.