Economia Infla O
A inflaçao pode distorcer preços relativos, reduzir investimentos, atrapalhar o planejamento de longo prazo, redistribuir renda entre outros efeitos nocivos.
O grande mal, de todos eles, é que a inflação é o ``imposto dos pobres´´. Tecnicamente, piora muita a distrbuição de renda, o pobre fica mais pobre. Em segundo lugar,traz uma enorme incerteza para a economia. A pessoa não pode assumir crédito, porque não sabe como será sua renda no futuro.
Dificulta o planejamento familiar, o planejamento financeiro. Atrapalha o crescimento do país, porque traz muitos riscos. Os empresários ficam mais cautelosos, e isso não é bom para o país. Quando tem inflação, seu custo está subindo e seu produto pode perder atratividade.
A inflação gera vários efeitos negativos, e particular quando atinge patamares mais elevados. Se os preços de um produto qualquer sobem, há incetivo para as famílias reduzirem o seu consumo e para os fabricantes aumentarem sua produção,corrigindo eventuais desequilíbrios.
A inflação distorce a mensagem do sistema de preços, levando a repostas inificientes de produtores e consumidores. Afora isto, a inflação tem efeitos distributivos.
Sálarios, por exemplo, são tipicamente fixados por um ano, de acordo com a inflação esperada neste período. Caso a inflação seja mais alta que a esperada, o sálario compra menos, isto é, trabalhadores perdem. Na prática, trabalhadores sempre têm mecanismos mais fracos de proteção e sofrem perdas em momentos de inflação alta ou em elevação. Os proprietários de imóveis alugados também são vítimas da inflação, pois os aluguéis geralmente são contratados por um determinado período de tempo.
Em índices muito altos a inflação torna o produto nacional mais caro do que o internacional, isso estimula as importações e desestimula as exportações. Numa economia na qual as importações são maiores do que as exportações a demanda agregada diminuie consequentemente todos os seus fatores sejam eles seus investimentos,