Trabalho De Economia Infla O Concluido
O termo inflação ainda é considerado um termo que causa medo na população em geral, devido ao histórico de alta de preços vividos ao longo dos anos no Brasil e no mundo, diminuindo poder de compra da população e aumentando o custo de vida. Além de ser um fenômeno que ocorre naturalmente nos países com economia de mercado. Podemos dizer que as principais causas são o aumento de preços de bens e serviços causados pela emissão excessiva de moeda na economia.
A inflação é acompanhada rigorosamente pelo governo, que estabelece metas inflacionárias e cria índices de medição da mesma para equiparação com as metas estabelecidas. Através da medição e da constatação de alta inflacionária, o governo controla por meio do aumento da taxa de juros, diminuindo assim o consumo. Caso não seja feito tal controle, existem conseqüências que impactarão diretamente na economia.
Conceito
A palavra inflação é utilizada para significar um aumento no suprimento de dinheiro e a expansão monetária, o que é a causa do aumento de preços; alguns economistas (como os da Escola Austríaca) preferem este significado, em vez de definir inflação pelo aumento de preços. Assim, por exemplo, alguns estudiosos da década de 1920 nos Estados Unidosreferem-se a inflação, ainda que os preços não estivessem aumentando naquele período. Mas popularmente, a palavra inflação é usada como aumento de preços, a menos que um significado alternativo seja expressamente especificado. Outra distinção também se faz quando analisam-se os efeitos internos e externos da inflação: externamente, a inflação se traduz mais por uma desvalorização da moeda local frente a outras, e internamente ela se exprime mais no aumento do volume de dinheiro e aumento dos preços.
No contexto da Economia, inflação é um conceito que designa o aumento continuado e generalizado dos preços dos bens e serviço. No sentido literal, o termo inflação significa o efeito de inflar ou inchar. O aumento de preços é verificado na grande maioria