ECONOMIA EQUILIBRIO DE MERCADO
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Anne Moura
Ezequiel
Lourenço
Luana
Mariane Oliveira
EQUILIBRIO DE MERCADO
PORTO BELO
2015
INTRODUÇÃO
O Equilíbrio de Mercado ocorre quando a quantidade de bens ou serviços que os consumidores desejam adquirir é igual a quantidade que as empresas desejam ofertar. No equilíbrio de mercado não há excesso de oferta e nem excesso de demanda.
Apresentaremos nosso trabalho com o uso de uma balança feita pelo nosso grupo, para demonstrar mais facilmente, de maneira prática e expositiva como e quando ocorre esse equilíbrio.
Usaremos um dos exemplos mais atuais da economia no momento: a venda de automóveis. Com a ajuda da balança colocamos de um lado o automóvel sendo ofertado no momento em grande quantidade. Do lado oposto da balança temos a moeda representando o poder de compra do consumidor, e se ele pode ou não dispor do valor que possui para adquirir um novo bem.
Atualmente na nossa economia, tratando-se desse objeto de desejo ou necessidade, temos um grande problema onde não há o equilíbrio, pois a quantidade ofertada esta muito maior que a quantidade demandada.
O poder de compra da população diminui a cada dia, levando as montadoras a tomar atitudes como demissão em massa ou férias coletivas.
Nesta apresentação mostramos que a quantidade ofertada precisa ter o mesmo peso que a quantidade demandada, para que haja o equilíbrio de mercado.
CONCLUSÃO
Observamos que o mercado encontra-se em equilíbrio quando há uma coincidência de desejos de ambas as partes ou seja, onde não há excesso de oferta, nem excesso de demanda.
Sendo assim a ação dos compradores e vendedores é fator determinante para que haja equilíbrio na economia.
Desta forma, existirá um equilíbrio estável em um mercado de concorrência perfeita quando o preço corrente de mercado tende a ser mantido, se as condições de demanda e oferta permanecerem sem alterações.