Economia(equilíbrio de mercado)
ECONOMIA
MANAUS
2013
DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO
ANA LÚCIA DA SILVA SILVA-13014409
JOYCE SANTOS-13476426
JUCIANE NUNES-13282956
SONIELLE MARIA-13182253
TAMARA KELLY-13018792
EQUILIBRIO DE MERCADO
TRABALHO DE APROVEITAMENTO DA DISCIPLINA DE ADMINISTRAÇÃO SOLICITADO PELO PROFº WALTER HOLANDA PARA OBTENÇÃO DE NOTA PARCIAL DO 1º SEMESTRE 2013.
MANAUS
2013
1. INTRODUÇÃO
Agora vamos abordar a Oferta e a Demanda, seja no plano individual, seja na escala do mercado (Oferta e Demanda de mercado). Portanto, este apto a compreender o mecanismo que denominamos equilíbrio de mercado. Oferta: excesso de oferta, demanda de mercado, Chegando ao equilíbrio e equilíbrio de mercado.
2. EQUILIBRIO DE MERCADO
O mercado de um produto encontra-se em equilíbrio quando as quantidades oferecidas desse produto são iguais às quantidades procuradas. O preço para o qual as quantidades oferecido vão ser iguais às quantidades procuradas é o preço de equilíbrio. Quando a oferta é maior que a demanda, ocorre liquidação por parte das empresas como forma de reduzir seus estoques. Quando a demanda é maior que a oferta, as empresas aumentam a quantidade ofertada e, consequentemente, os preços dos produtos, fazendo assim com que a demanda diminua. Nesses dois casos, o objetivo da empresa é levar o mercado para o preço e quantidade de equilíbrio. Havendo igualdade entre oferta e demanda, terá uma harmonização entre os variados interesses entre os produtores e os consumidores. Quando as quantidades oferecidas desse produto são iguais às quantidades procuradas. Diz-se por isso que estamos perante uma quantidade e um preço de equilíbrio. O termo equilíbrio é utilizado por que numa situação como a descrita, não existe quaisquer incentivos para aumentar ou descer o preço, desde que todas as restantes determinam.
Quem conduz o preço e a quantidade ofertada para o equilíbrio é o mercado. Através do chamado mecanismo de mercado e que compatibiliza os