Economia demandas
1° Quais os significados de “eficiência” e de “equidade”. Dê um exemplo concreto aplicado às empresas.
O conceito de eficiência é um dos pilares da teoria econômica e consiste em uma conjugação ótima dos fatores de produção, de modo a se obter a capacidade máxima produtiva com o mínimo de custo. Essa produção ótima promove a geração de excedentes que se caracterizam em lucros para aqueles que detêm os meios de produção, ou seja, os empresários. Dessa maneira é uma tendência normal que as pessoas que possuem melhores condições, os ricos, sejam cada vez mais favorecidos pela economia eficiente.
Em contraposição a esse conceito, surge a Equidade, que busca a distribuição mais justa dos recursos, de modo que os menos favorecidos possam ter alguma participação no mercado. Nesse sentido, o Governo é o agente que surge para interferir no mercado, através de suas políticas públicas que visam à coesão social, onde se consigam os melhores resultados, tanto para os empresários quanto para a população geral.
Segundo Guilherme D'Oliveira Martins: “Uma economia apenas poderá alcançar plenamente as suas finalidades se souber ligar estes dois elementos - não basta procurar a justiça na redistribuição de recursos e rendimentos (através de um sistema fiscal justo), nem desejar obter os maiores ganhos (através da produtividade, da competição e da concorrência), é necessário ligar os resultados nos dois domínios. As escolhas econômicas têm sempre em mente a conciliação dos dois pólos. Cria-se riqueza para melhorar o bem-estar e a dignidade das pessoas, garante-se a justiça social a partir de uma melhor utilização dos recursos disponíveis. Essa harmonização tem de ser feita através de uma adequada complementaridade e equilíbrio entre o funcionamento dos mercados e a intervenção do Estado."
Como exemplo de uma conjugação entre eficiência e equidade, podemos citar uma política fiscal do Governo que promova redução tributária na