Economia de mercado e demanda
Resposta: Da escassez dos recursos ou fatores ás necessidades ilimitadas do homem, caso não houvesse escassez de recursos não teria razão para pensar em que, quanto, como e para quem produzir já que todas as pessoas do planeta teriam acesso a todos os recursos disponíveis dado que os recursos seriam ilimitados AE então assim partir da escolha dos recursos de produção de bens e serviços. Dependerá não só da oferta e da demanda nos mercados de serviços produtivos.
2. Quais as principais diferenças entre uma economia de mercado e uma economia centralizada?
Resposta: Chamamos Economia de Mercado o funcionamento de um sistema econômico, baseado na propriedade privada dos meios de produção, na livre concorrência, na liberdade de iniciativa de exercício de uma atividade econômica e no equilíbrio dos mercados através das leis da oferta e da demanda (procura). Já uma Economia Centralizada ou de Direção Central, entende-se a denominação dada às economias comunistas, por oposição à descentralização que caracteriza as economias capitalistas ou de mercado. Distingue-se pela propriedade estatal dos meios de produção e pela planificação centralizada da economia nacional.
O Estado, por meio de órgãos especializados, administra a produção em geral, determinando seus meios, objetivos e prazos de concretização; organiza os processos e métodos de emprego dos fatores de produção; controlam de forma rígida os custos e preços dos produtos; controla ainda os mecanismos da distribuição e dimensiona o consumo. Isto tudo através de um Planejamento muito rigoroso, com objetivos muito bem definidos que eram, periodicamente avaliados.
3. O que mostra a curva de possibilidade de produção? Qual seria o seu formato se os custos de oportunidade fossem constantes?
Resposta: Expressa a capacidade máxima de produção da sociedade, supondo pleno emprego dos recursos ou fatores de produção de que se