Economia oferta e demanda
Preços e Mercados
Mercado
É qualquer situação em que os vendedores e os compradores ajustam o preço e a quantidade do bem a transacionar
É o ponto de encontro entre a procura e a oferta
Mercados em que participa a empresa
O mercado é o local, físico ou virtual, onde se dá a interação entre consumidores e produtores. Agora poderemos reformular esta definição dizendo que o mercado é o local onde a oferta interage com a procura.
É inerente ao funcionamento dos mercados que existam condições de concorrência. Para que se verifique a concorrência deve ser preenchido um conjunto de condições de concorrência
Mecanismo de Mercado
A Procura e a Lei da Procura
Lei e Curva da Procura
A Procura de um determinado produto é definida como o agregado das intenções de aquisição desse produto por parte dos consumidores.
A lei da procura relaciona a quantidade procurada de um produto com o respetivo preço, e pode ser enunciada da seguinte forma: a quantidade procurada de um bem aumenta quando o preço desce, e desce quando o preço aumenta.
Procura Agregada
Representa a soma das quantidades procuradas individualmente para cada nível de preços. Corresponde à soma das procuras individuais.
Ex: A quantidade procurada pelo mercado não depende só dos preço da sagres, mas dos preços de outras marcas de cerveja, das cervejas sem álcool, do rendimento e das preferências dos consumidores.
Procura com aquisição
Não devemos confundir procura com aquisição. A procura traduz apenas as intenções de aquisição. Para um dado preço existe uma quantidade procurada, mas essa procura só se traduzirá em aquisições se existir quantidade suficiente de bens no mercado, equivalente ou superior à quantidade procurada. No caso de não existirem bens em quantidade suficiente, parte da procura ficará por satisfazer.
Este comportamento da quantidade procurada, variando inversamente ao preço, é bastante intuitivo: podemos aceitar com facilidade que o