Economia de marx
[pic]
1. Marx foi um dos inspiradores do movimento social mais importante do século XIX: o socialismo[1].
1.2 Escreveu o Manifesto Comunista juntamente com Engels que pode ser considerado como a expressão do espírito revolucionário europeu da época.
1.3. “Foi um economista, um filósofo e um teórico social. ‘Seu pensamento está na base da Teoria Social contemporânea e sua crítica ao capitalismo — ‘crítica’ significando ao mesmo tempo exame, caracterização e julgamento, desaprovação — é uma das mais poderosas e penetrantes análises da sociedade industrial.”[2]
1.4. Qual a verdade sobre o fator econômico na análise marxiana?
- Há duas dificuldades: primeiramente a dificuldade de separar o pensamento do próprio Marx dos marxismos posteriores, ou seja, das análises posteriores que foram feitas em seu nome. Porém mesmo nos atendo aos escritos de Marx, tal fato não nos livra da interpretação. Não é possível separar a obra de Marx das leituras sobre ela. Isto vale de forma geral para todo pensador. Em segundo lugar, a dificuldade de afastar a obra marxiana da sua finalidade prática. Marx não desenvolveu, propriamente falando, uma teoria acabada tanto filosófica como econômica. Isto porque era inimigo tanto de uma teoria pura como de utopias fantasiosas. Afinal a obra de Marx foi escrita com um objetivo político claro.
- Tal como aconteceu com outros pensadores, o pensamento marxiano foi vítima também de simplificações grosseiras. Hoje por exemplo muitos entendem que a principal contribuição de Maquiavel para a política foi a de que os fins justificam os meios. Rousseau para muitos é aquele filósofo que acreditava na bondade natural do homem, responsabilizando a sociedade pela sua corrupção. No caso de Darwin toda uma teoria sofisticada sobre a origem das espécies foi reduzida à afirmação de que o homem vem do macaco.
- Por isso a questão fundamental não é somente ler o que determinado