ECONOMIA DE CAMPOS DOS GOYTACAZES
O MUNICÍPIO É UM IMPORTANTE CENTRO COMERCIAL E FINANCEIRO QUE ENVOLVE O NORDESTE FLUMINENSE E O SUL CAPIXABA.
NO CENTRO DO MUNICÍPIO, HÁ UM FORTE E DIVERSIFICADO COMÉRCIO POPULAR. NA RUA JOÃO PESSOA, ESTÁ MAIOR CONCENTRAÇÃO DE LOJAS DE ROUPAS POPULARES.
NO BAIRRO PELINCA, PODEMOS ENCONTRAR O SEGUNDO CENTRO COMERCIAL E FINANCEIRO DO MUNICÍPIO, ONDE ESTÃO LOJAS MAIS RENOMADAS E DIVERSOS SHOPPINGS. POR CONTER MAIOR PARTE DOS BARES E RESTAURANTES DO MUNICÍPIO, PELINCA É CONSIDERADA RICA E SEMPRE MOVIMENTADA, PRINCIPALMENTE DE NOITE, TORNANDO-SE UM BAIRRO NOBRE.
EM 04/2011, FOI INAUGURADO O BOULEVARD SHOPPING, ESQUENTANDO MAIS ECONOMIA DO MUNICÍPIO, TRAZENDO GRANDES LOJAS E MARCAS, CONTRIBUINDO PARA O CRESCIMENTO DO PARQUE RODOVIÁRIO, BAIRRO NO MUNICÍPIO QUE TEM SUA PRINCIPAL VIA RODOVIA BR-101.
EM SEU LITORAL, HÁ UM FORTE PÓLO DE EXPLORAÇÃO DE PETRÓLEO E GÁS NATURAL PELA PETROBRAS, NA PLATAFORMA CONTINENTAL. O MUNICÍPIO É O MAIOR PRODUTOR DE PETRÓLEO DO BRASIL, CONCENTRANDO MAIOR PARTE DA INDÚSTRIA CERÂMICA FLUMINENSE. DAS SETE USINAS DE AÇÚCAR E ÁLCOOL DO ESTADO, SEIS ESTÃO EM CAMPOS DOS GOYTACAZES. VÁRIAS INDÚSTRIAS SE FAZEM PRESENTES; SOMENTE EM 2007, MAIS DE CINCO FORAM INSTALADAS POR INTERMÉDIO DO FUNDECAM (FUNDO DE DESENVOLVIMENTO DE CAMPOS).
NOTÍCIAS:
EM 2012 OCORREU CRESCIMENTO DO DISPÊNDIO/FUNÇÃO EM COMPARAÇÃO COM 2011. SAÚDE E TURISMO EXIBIRAM CRESCIMENTO SIGNIFICATIVO.
EM 2012 OCORREU CRESCIMENTO DOS INDICADORES DE GESTÃO ORÇAMENTÁRIA DO INVESTIMENTO QUANDO EM COMPARAÇÃO COM 2011.
EXPORTAÇÕES DE MINÉRIOS DE FERRO EXIBIRAM CRESCIMENTO NO VOLUME EMBARCADO EM TONELADA E UMA REDUÇÃO NAS RECEITAS EM DÓLARES EM 08/2013, QUANDO EM COMPARAÇÃO COM 07/2013. OS PREÇOS NEGOCIADOS DECLINARAM QUANDO EM COMPARAÇÃO COM 08/2012, 01/2013 E 07/2013.