Fisiologia do Gosto
O tratado de novembro em 1815 impôs a França a condição de pagar 750 milhoes de francos para os aliados em apenas três anos. A guerra ,mesmo já terminada , impôs barreiras que os franceses precisavam a todo custo derrubar como pagar todas as dividas monetárias sem levar o país à miséria.
Tanto pessoas de grandes posses como as de classe baixa da periferia de Paris,se desesperaram ao imaginar o caos que se seguiria devido ao provável desemprego e aos empreendimentos fracassados. Mas por incrível que pareça,mesmo com a França devendo milhões os cofres continuavam cheios, o credito aumentava e o câmbio monetário fluía devidamente.
A razão desse milagre nacional,segundo o autor, foi a vinda de bretões ,germanos,teutões e cimerianos que fizeram de Paris seu principal restaurante . Comiam de tudo, o tempo todo e em todos os estabelecimentos sem se importar com o custo desse prazer .As moedas que eles deixaram na França fez-se bem-vinda em todos os sentidos e negócios. O poder da curiosidade por delicadezas e sabores diferenciados criou a Gourmandise que salvou a França nos anos 80 e que continua a enriquecê-la nos dias atuais. A gastronomia a sociabilidade andam juntas, como irmãs , movendo os principais vínculos da sociedade e aumentando o espírito de convivência em seus comensais.Na necessidade fisiológica de comer, as pessoas se unem e trocam experiências, angustias e alegrias com pessoas que muitas vezes nunca viram antes e ao final da ultima garfada cada um vê como o prazer da comida melhora ,mesmo por instantes , suas preocupações.
A esperança de um anfitrião de um jantar é fazer com que seus convidados se divirtam com o ambiente, a conversa , as pessoas e que tudo isso seja regado com um jantar elaborado e bem feito. Afinal, não vemos sentido algum em