ECONOMIA BRASILEIRA
Crise do Petróleo
Em 1974 houve a criação do II Plano Nacional de Desenvolvimento (PND). O II PND foi uma resposta à crise econômica decorrente do primeiro choque do petróleo, no fim do chamado "milagre econômico brasileiro". Tinha como finalidade estimular a produção de insumos básicos, bens de capital, alimentos e energia.
O primeiro choque do petróleo começou no final de 1973, quando os países membros da OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) que eram Arábia Saudita, Kuwait, Irã, Iraque e Venezuela, detentores praticamente de toda a produção mundial, resolveram aumentar o preço do barril de petróleo de modo significativo e de repente, e também diminuir a produção. Dentre os motivos desse aumento estão o aumento constante do consumo em todo o mundo e a grande dependência dos países não produtores que preferiam importar do que explorar possíveis jazidas em seus territórios.
Havia também um motivo politico nesse aumento repentino, era o rearmamento de Israel pelos Estados Unidos durante a Guerra do Yom Kippu (Yom Kippu era o nome dado a um feriado, significava Dia do Perdão) ou Quarta Guerra Árabe Israelense. Síria e Egito invadiram Israel em uma disputa por territórios e Israel conseguiu combater a ofensiva devido a ajuda dos Estados Unidos.
Os estragos causados pela crise do petróleo foram enormes, faltou produtos em varias partes do mundo. Em países periféricos como o Brasil o estrago foi ainda pior, o balanço de pagamentos apresentou déficits, e iniciou-se um ciclo de hiperinflação que duraria quase 20 anos.
O país estava vivendo um período de mudança de