epicurismo
A busca do prazer por epicuro nos faz por em pauta diversos assuntos, no caso do epicurismo, onde a busca pelo bem estar, pelo prazer está cima de tudo. Já o Estoicismo, onde existe a crença do mundo ser governado por uma lógica divina, assim sendo é mais importante estar em comunhão.
O epicurismo é uma escola filosófica fundada por Epicuro (341 - 271 a.C.), sendo que defendia a busca do prazer moderado como de forma de se atingir um estado de tranquilidade (ataraxia) e de libertação do medo, assim como a ausência de sofrimento (aponia) – sofrimento este tanto corporal quanto psicológico –; sendo que é através do conhecimento do funcionamento do mundo e da limitação dos desejos que se constitui a felicidade na sua forma mais elevada.
Mister salientar que o epicurismo não se confunde com o hedonismo, posto que deste se difere não apenas por visar a felicidade e o prazer duradouro – como a boa conversa, a música e a contemplação das artes – em detrimento dos prazeres imediatos – advindo da explosão das paixões e que resultam em dor e sofrimento –, mas também por almejar a ausência de dor – física, emocional e psicológica – como o maior de todos os prazeres, além de apregoar que a forma mais acertada de se obter a felicidade é mediante uma vida simples; enquanto que o hedonismo tem no prazer ‘lato senso’, como único valor intrínseco.
Assim sendo, observa-se que, segundo o epicurismo, para que se possa obter a felicidade é necessário que se viva com prazer, de forma tal que a premissa do ser humano deve ser obter o prazer sempre que possível; sendo que tal prazer deve ser sempre – ou quase sempre –, os prazeres duradouros; e, para se obter tais prazeres e a felicidade que deles advém deve-se dominar os ditos prazeres exagerados das paixões, como, e.g., os medos, os apegos, a cobiça, e a inveja. Com tal domínio, obtém-se a tão almejada ataraxia, que é o sublime estado de ausência de dor, da quietude, serenidade e imperturbabilidade da