Economia Brasileira
Recentemente a economia mundial passou por uma grande crise, diante dessa realidade, pergunta-se quais foram as Políticas Econômicas implementadas no Brasil? Em consequência da crise, podemos citar, como alguns exemplos, a queda na produção industrial de insumos da construção civil, de máquinas agrícolas e nas vendas reais de carros nacionais. Para conter esses efeitos, foram constituídas políticas tributárias, creditícias e cambiais nos setores de Serviços, da Agricultura e da Indústria brasileira. Políticas Monetárias também favoreceram a recuperação, criando proteções contra importações e saída de moeda para o estrangeiro e redução da taxa básica de juros.
Segundo dados do IBGE, todas essas políticas foram fundamentais para a recuperação econômica do PIB brasileiro que, em 2009 decresceu 0,6% e no ano seguinte obteve um crescimento de 7,5%.
1.1. Justificativas
Crise significa desemprego, queda do consumo, desvalorização da moeda e outros esses fatores podem levar a sociedade a uma ruptura. Diante dessa situação o governo tem que dar uma resposta, para a sociedade se manter em harmonia.
Devido à queda da produção industrial, das vendas reais de carros nacionais, na produção de máquinas agrícolas e vendas reais no varejo. O governo brasileiro interviu na economia e implementou varias medidas para diminuir os efeitos da crise de 2008 no pais, facilitando a disponibilização de créditos e aumentando o limite de empréstimos, facilitou a compra de automóveis e materiais de construção, alem de antecipar creditos para o financiamento da safra agrícola, e implantação da isenção e redução de taxas de juros. Todos esses ajustes feitos pelo governo foram na intenção de estimular o consumo mesmo com a crise.
No período da crise, foi analisado qual foi o impacto da atuação do governo para uma gradual recuperação da economia do país, observada a partir do segundo trimestre de 2009, quando houve reversão da queda do PIB.
1.2. Objetivos