Economia Brasileira
DISCIPLINA: ECONOMIA BRASILEIRA
PROFESSOR:
ATIVIDADE AVALIATIVA 2 QUESTIONÁRIO
ALUNO: / MATRÍCULA:
QUESTÕES:
1. Analise as principais características do PAEG para o processo de fortalecimento da economia brasileira no período militar.
O PROGRAMA DE AÇÃO ECONÔMICA DO GOVERNO (PAEG) foi instituído pelo então presidente Castelo Branco e vigorou no período de 1964 a 1966. Durante seu período de instalação, foi reativado o poder executivo encarregado do planejamento, sob o Ministério do Planejamento e Coordenação Econômica.
Os ideais desse plano foram:
Assegurar oportunidades de emprego,
Corrigir a tendência a déficits descontrolados do balanço de pagamentos.
Conter progressivamente o processo inflacionário, Acelerar o ritmo do desenvolvimento econômico, Atenuar as diferenças econômicas por setor e regiões. O presidente junto com seus ministros Roberto Campos e Octavio Gouvêa de Bulhões considerou que a inflação se originava no excesso de demanda. Consideraram ainda que o controle inflacionário e as formas de conviver com a inflação seriam pré-condições para a retomada do desenvolvimento. Para tanto, o regime militar implantou uma forma de lidar com a inflação que ficou conhecida como correção monetária ou indexação. Assumiu um combate gradual à inflação pondo de lado os tratamentos de choque. Como resultado da retração nas taxas de crescimento econômico, a inflação realmente declinou. As principais medidas estabilizadoras do PAEG:
• Política salarial – Incentivou um severo arrocho salarial.
• Redução do déficit público: O PAEG introduziu novas formas de financiamento do estado e aumentou as tarifas públicas. • Restrição do crédito e aperto monetário - O PAEG aumentou as taxas de juros e melhorou os mecanismos de controle.
O PAEG obteve relativo sucesso, muito embora não tenha atingido todos os objetivos inicialmente previstos, houve uma sensível melhora na situação econômica do