Evolução dos computadores
CURITIBA – PARANÁ
JANEIRO/ 2014
EVOLUÇÃO DOS COMPUTADORES
CURITIBA – PARANÁ
JANEIRO/ 2014
LISTA DE FIGURAS
Figura 1 - Representação de ábacos e suas funções 6
Figura 2 - Máquina Diferencial, por J. Muller 7
Figura 3 - Mark I 7
Figura 4 – ENIAC 8
Figura 5 - Transistor 9
Figura 6 - IBM 7094 9
Figura 7 - Arquitetura plugável do IBM System/360 10
Figura 8 - Modelo de Computador Pessoal em 1980 11
Figura 9 - Apple II 12
Figura 10 - Modelo de Notebook 13
Figura 11 - Modelo de Tablet 13
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 5
2. EVOLUÇÃO DOS COMPUTADORES 6
3. CONCLUSÃO 15
4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 16
1. INTRODUÇÃO
Computador é uma máquina capaz de variados tipos de tratamentos automáticos de informações e processamentos de dados. Um computador pode se prover de inúmeros atributos, dentre eles armazenamento e processamento de dados, cálculos em grandes escalas, desenho industrial, tratamento de imagens gráficas, realidade virtual, entretenimento e cultura. No passado, o termo já foi aplicado a pessoas responsáveis por algum cálculo. Em geral, entende-se por computador um sistema físico que realiza algum tipo de computação.
Com o aumento da tecnologia, os sistemas ficaram cada vez mais desenvolvidos e os computadores, cada vez mais presentes no cotidiano. Os computadores pessoais e laptops são o que muitas pessoas consideram como "computador". Entretanto, atualmente, as formas mais comuns de computador em uso são os sistemas embarcados, pequenos dispositivos usados para controlar outros dispositivos, como robôs, câmeras digitais ou brinquedos.
A seguir está parte da historia da evolução dos computadores, desde o seu início primitivo, como ábaco, até as tecnologias mais avançadas da considerada quinta geração.