Economia Brasileira
Resumo – Origens e constituição do antigo sistema colonial O mercado interno colonia
Origens e Constituição do antigo sistema colonial
A formação de sistemas econômicos se inicia por um lento processo, onde consensos políticos torna legitimo os benefícios de metrópoles sobre suas respectivas colônias.
Sabemos que cada nova colônia descoberta é propicia para a produção de um determinado bem e que nesta podem ser encontradas as mais diversas formas de matéria prima,com isto cada metrópole tem a tendência de explorar um determinado produto o que acaba por gerar um interdependência de países.Dada esta situação a oportunidade de se manter comercio entre as diferentes regiões,a produção que outrora mantinha apenas a população local agora passa a ser inserida no comércio europeu.
Para garantir que tudo que fosse explorado fosse realmente encaminhado a Europa para o abastecimento do comercio externo,colonizadores estabeleciam acordos com suas colônias,estes que ficaram conhecidos como “Pacto colonial”,tinha como intuito formalizar a dominação das colônias.A criação deste pacto foi necessária dado a evolução marítima e a interação econômica mundial,uma vez que o pacto garantia que a colônia só poderia importar produtos de seu colonizador e sua produção era destinada ao mesmo.
A idéia de que as colônias eram inferiores e mantinham dependência das metrópoles, fazia com que os colonizadores assumissem a lógica de que em troca de todos os benefícios que ofereciam ao povo inferior tinham que obter alguma vantagem, obter um retorno.
A partir daí o cenário que se desenha é total ligação entre colônia e metrópole, uma vez que os acordos firmados deixam as colônias aprisionadas aos seus colonizadores em um fluxo que somente ia e não retornava.
A expansão marítima trouxe a necessidade de uma estruturação econômica,o que acarretou pela primeira vez uma mudança no antigo sistema