economia aplicada
Professor: Sergio Birchal – Aluna: Renata de Andrade De Maria
Turma de MBA em Gestão Empresarial 03 unidade Betim – MG
Questão 1 – Quais os determinantes da demanda e da oferta e como eles influenciam as quantidades demandadas e ofertadas?
Os fatores determinantes da demanda são preço do produto, preferências, preço dos produtos substitutos e complementares, renda. Existe uma quantidade inversa entre o preço e a quantidade que os consumidores estão dispostos a comprar. Quanto maior o preço menor o consumo e vice versa, quanto menor o preço, maior o consumo.
Os fatores determinantes da oferta são tecnologia de produção, preços dos insumos, preços dos bens substitutos e complementares, número de concorrentes, expectativa quanto ao futuro, subsídios, tributos e mecanismos de regulação de mercado. Existe uma relação direta entre o preço e a quantidade que os ofertantes estão dispostos a oferecer de um dado bem ou serviço.
Questão 2 – Quais as elasticidades da demanda e o que elas significam?
A demanda é inelástica quando o preço varia 10% a quantidade demandada varia 5%. Ou seja, o preço pode aumentar que a população vai continuar consumindo.
A demanda é unitária quando o preço varia 10% a quantidade demandada varia 10%. Ou seja, bens que a população compra um a cada 10 anos por exemplo.
A demanda é elástica quando o preço varia 10% a quantidade demandada varia 25%. Ou seja, bens supérfluos, como viagens e turismo.
Questão 3 – Como a elasticidade da oferta impacta as quantidades produzidas pelas empresas?
Para a maior parte dos produtos a quantidade ofertada no longo prazo é mais elástica do que a curto prazo. Isso não significa que a quantidade ofertada não aumente no curto prazo casos os preços se elevem. Ante a elevação de preços algumas empresas conseguem aumentar sua produção rapidamente (comercio em tempo de Natal).
Questão 4 – O que é custo de oportunidade?
O custo de oportunidade representa o valor sacrificado