Economia 10º
Taxa de variação: podem ser apresentadas sob a forma de uma percentagem ou de um coeficiente.
Nota: é fundamental na Economia o estudo da população porque o conhecimento do número de habitantes do pais, a sua distribuição no espaço, a sua composição por sexo e idades é indispensável:
Para as decisões relacionadas com a capacidade de produção das diferentes unidades de produção
Para o abastecimento dos diversos mercados consumidores.
Crescimento natural da população: é obtida pela diferença entre a natalidade e a mortalidade.
Taxa de crescimento natural (TCN): dá-nos o número de pessoa a mais ou a menos por cada 1000 habitantes em determinado lugar e num dado período.
Crescimento efetivo da população: é o número de pessoa que há a mais ou menos, em média, por mil indivíduos residentes num determinado país.
Para calcular a taxa de crescimento efetivo temos de introduzir as decolações da população, ou seja, os movimentos migratórios. Que pode ocorrer de duas formas:
Migrações internas (no interior do país): a população desloca se de uma zona para outra zona no mesmo país (interior para litoral). E não têm qualquer efeito sobre o crescimento da população do país.
Migrações externas (de um país para outro): estas deslocações da população entre país fazem com que a população residente do cada momento seja inferior ou superior à população nacional.
Emigração: corresponde à saída de população do nosso país para o Resto do Mundo
Imigração: corresponde à entrada da população proveniente do Resto do Mundo no nosso país.
SN Saldo Natural( natalidade- mortalidade)
SM Saldo Migratório( imigração- emigração
Nota: valores relativos (%) são utilizados em aspetos como as taxas de natalidade e de mortalidade da população, a taxa de atividade da população, a taxa de desemprego, etc.
Mortalidade e Natalidade