econ internacional
Disciplina: Economia Internacional
Aluna: Geovana Barvara Maresana
Lista de Exercícios 1.1
1. Segundo o modelo de gravidade, o comércio entre dois países é proporcional ao produto de seus PIBs e diminui com a distância. Este modelo funciona pois as grandes economias tendem a gastar altas somas em importações pois possuem altas rendas. Este é o caso da China, dos Estados Unidos, dos países europeus e do Japão, que apesar de serem extremamente distantes do Brasil, possuem altas rendas, e consequentemente importam altas quantidades de produtos originados do Brasil.
O PIB também expletiva o porque que há pouco comercio com os países da América do Sul. Estes países teriam a tendência de serem grandes importadores de produtos brasileiros, devido as curtas distâncias entre eles. Porem entre os 11 principais de destino das exportações brasileiras, há apenas três sul americanos, Argentina, Venezuela e Chile, os que tem justamente os maiores PIBs do continente sul americano.
2. A curva de OR mostra que não há oferta de queijo se o preço mundial cai abaixo de Alq/Alv pois o Local vai se especializar na produção de vinho quando Pq/Pv < Alq/Alv e o Estrangeiro vai se especializar na produção de vinho quando Pq/Pv < Alq*/Alv*.
Quando Pq/Pv = Alq/Alv, os trabalhadores do Local podem receber exatamente a mesma quantia produzindo queijo ou vinho. Portanto o Local desejará ofertar qualquer quantidade dos dois bens, produzindo uma seção plana na OR.
Se Pq/Pv > Alq/Alv, o Local vai se especializar na produção de queijo e, enquanto Pq/ Pv for menor que Alq*/Alv*, o Estrangeiro continuará se especializando em vinho.
Se Pq/Pl = Alq*/Alv*, para os trabalhadores do Estrangeiro é indiferente produzir queijo ou vinho. Logo, temos uma seção plana na OR.
Finalmente, se Pq/Pv > Alq*/Alv*, o Local e o Estrangeiro vão produzir queijo. Não haverá produção de vinho, de modo que a OR de queijo será infinita.
A curva de DR possui declividade