Pol Ticas Econ Micas Internacionais
Fundamentos da Logística
Prof. Roberto
Políticas Econômicas Internacionais
Nome: Karina Menezes, Maria Rocha, Suzielen Dias, Deivid Vargas, Diego
Data: 18/03/2015
Introdução
Política Econômica
A política econômica consiste no conjunto de ações governamentais que são planejadas para atingir determinadas finalidades relacionadas com a situação econômica de um país, uma região ou um conjunto de países. Estas ações são executadas pelos agentes de política econômica nacional: o Governo, o Banco Central e o Parlamento e internacionalmente por órgãos como, por exemplo, o FMI, o Banco Mundial e o Ex-Im Bank. Cada vez mais há uma interação com entidades multinacionais, pelo fato de a economia da maioria dos países encontrarem-se globalizadas.
Políticas econômicas têm como objetivos principais o ajuste de alguns indicadores como:
Taxa de juros
Orçamento governamental
Mercado de trabalho
Impostos
Inflação
Redistribuição de renda
Expansão monetária
Geração de riqueza
Balança de pagamentos
Política Externa
Conjunto de medidas que tem por finalidade manter o equilíbrio do balanço de pagamentos, proteger determinados setores e desenvolver relações comerciais externas. Ou seja, é o conjunto de objetivos políticos que um determinado país almeja nas suas relações com os demais países do mundo.
A política externa costuma ser planejada de modo a procurar proteger os interesses nacionais de um país, em especial sua segurança nacional, prosperidade econômica e valores. A consecução de tais objetivos pode ser obtida por meios pacíficos (cooperação internacional) ou violentos (agressão, guerra, exploração).
Também a política econômica de um país pode ser considerada como parte da sua política externa, na medida em que, para manter o equilíbrio do Balanço de pagamentos, pode incluir medidas de proteção a determinados setores da economia em relação à concorrência externa, ou incluir medidas de estímulo a relações