Análise Crítica = pink floyd musica "the wall"
Fala de um professor como ditador que é aquele que não respeita a autonomia do aluno que trabalha como se fosse um comandante em batalha, exige disciplina a todo o custo, ameaça não quer um pio, zela pela sala como se fosse um presídio, ameaça quem olhar para o lado, ele grita exigindo silêncio quando o silêncio já reinava desolado na sala.
O educador pode controlar as formas de pensar dos alunos direta ou indiretamente de forma passiva ou ativa. O professor detém o conhecimento, é ele quem gerencia a situação, atribui notas, organiza aquilo que o aluno expressa verbalmente ou escrito e isso, claro, é assimétrico por natureza. Cria-se então, para o aluno, a sensação de redução. Ele vê o mestre pejorativamente como aquele que dita às regras e estas devem ser seguidas de forma passiva ou forçada, mesmo esporadicamente (SANTOS, 1999, pp. 8-9)
A escola não é o lugar onde se doma almas o Professor deve ver a escola como o ambiente ideal para fazê-las vibrar, voar e alcançar novos horizontes educadores e educando numa relação sem imposições, com cooperativismo, respeito e crescimento interior.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
SANTOS, Maria Francisca Oliveira. Professor – Aluno / As relações de Poder. Curitiba:
HD livros, 1999.