Ecologia1
Desenvolvimento sustentável é crescer aumentando a reciclagem e diminuindo o uso de matérias primais; significa satisfazer as necessidades das gerações atuais sem prejudicar os recursos da terra de tal forma que as gerações futuras fiquem impedidas de satisfazê-las; como por exemplo ter equilíbrio de consumo entre países pobres e ricos para que as gerações futuras não se prejudiquem.
Baseia-se em 3 componente: ECONOMICO, SOCIAL E AMBIENTAL, ou seja, uma expansão econômica permanente, com melhorias nos indicadores sociais e a preservação ambiental; que para ser alcançada depende de planejamento e reconhecimento de que os recursos naturais são finitos.
Desenvolvimento ≠ crescimento econômico: crescimento econômico depende do consumo crescente de recursos naturais e esse tipo de desenvolvimento é insustentável pois a humanidade depende e dependerá desses recursos naturais.
Fatores que contribuem para o desequilíbrio de consumo econômico/ecológico:
- A poluição está danificando o ar e a água da terra com os resíduos tóxicos lançados pelas indústrias.
- A utilização exagerada do solo, como a agricultura intensiva, por exemplo, está diminuindo a área cultivável.
- A ação do homem está acabando com a diversidade das espécies.
1.2. CONSUMO SUSTENTÁVEL Consumo sustentável é um consumo sem exagero, é conscientização de que a produção depende da exploração dos recursos ambientais. Propõe um retorno ao modo de vida simples, sem consumo exagerado. Porém, devido a má distribuição de renda , o consumo sustentável busca a implantação da igualdade, onde os mais ricos larguem o consumo exagerado e os mais pobres se adequem a níveis normais de consumo.
1.3. AS 5 DIMENSÕES DE SUSTENTABILIDADE
• SUSTENTABILIDADE SOCIAL
A meta é construir uma civilização mais justa na distribuição de renda e de bens, de modo a reduzir o abismo entre os padrões de vida dos ricos e dos pobres.
• SUSTENTABILIDADE ECONÔMICA (?)