Sistema Cardiovascular
Introdução
A função de circulação nos vertebrados é realizada pelo sistema cardiovascular, antigamente denominado sistema circulatório.
Esse sistema é formado por um órgão central, o coração, e por uma rede de vasos nos quais circulam o sangue e a linfa, líquidos importantes do corpo, relacionados com uma série de funções.
O sistema cardiovascular é dividido em dois distritos: o sanguíneo e o linfático (mas não estudaremos nesse trabalho a parte linfática desse sistema).
Distrito Sanguíneo
Nele encontra-se o coração e vasos sanguíneos.
Coração: órgão muscular central da circulação que impulsiona o sangue. Do tamanho de um punho, está situado na cavidade torácica inclinado para o lado esquerdo.
Nos mamíferos apresenta quatro câmaras distintas: dois átrios (aurículas) na parte superior, e dois ventrículos na parte inferior.
O átrio direito se comunica como ventrículo direito a partir da valva tricúspide, e o átrio esquerdo se comunica com o ventrículo esquerdo a partir da valva bicúspide (mitral).
As paredes dos ventrículos são mais espessas que as dos átrios pois neles ocorrem a sístole.
A parte direita do coração se separa da parte esquerda por um septo, na parte direita circula apenas sangue venoso (pobre em oxigênio, de um vermelho escuro) e na parte esquerda apenas sangue arterial (rico em oxigênio, de um vermelho bem vivo).
Possui três camadas: a camada mais externa, o epicárdio; a camada central, o miocárdio, e a camada mais interna, o endocárdio.
O tipo de músculo presente no coração é o músculo cardíaco: apresenta uma contração involuntária. Formado por células alongadas, ramificadas, unidas longitudinalmente, com discos intercalares, presença de estriações transversais, com contração rápida e pequena habilidade de se manter contraído.
Vasos Sanguíneos: os vasos sanguíneos presentes no corpo são as artérias, arteríolas, capilares, vênulas e veias.
Artérias (vasos de condutância): vasos que saem