ecologia
• Dessa forma a obtenção de energia acaba se confundindo com a obtenção dessas moléculas orgânicas. • Uma vez que os heterótrofos são incapazes de sintetizar compostos orgânicos a partir de compostos inorgânicos
(N2, P, S, CO2 e H2O), fica claro que toda a vida nesse planeta depende dos autótrofos (vegetais, algas, cianobactérias e bactérias foto e quimiossintetizantes).
A matéria circula
A energia disponível
Nos ecossistemas, a quantidade de energia disponível diminui à medida que vai sendo transferida de um nível trófico para outro.
Somente 10% em cada nível trófico
Estima-se que cada elo da cadeia recebe aproximadamente 10% da energia que o elo anterior recebeu. Veja o esquema:
O fato de haver essa redução em cada nível trófico permitenos compreender por que uma cadeia alimentar não tem mais de quatro ou cinco elos. Quanto mais curta for a cadeia, maior será a quantidade de energia disponível para os níveis tróficos mais elevados.
Pirâmides ecológicas
Pirâmide de números: Indica a quantidade de organismos numa cadeia alimentar.
Uma pirâmide de números tem o inconveniente de igualar os organismos, sem levar em conta seu tamanho e sem representar adequadamente a quantidade de matéria orgânica existentes nos diversos níveis.
Na cadeia ao lado vemos que 5 000 plantinhas são necessárias para alimentar 500 gafanhotos, que por sua vez alimentam uma única ave.
Pirâmide de Biomassa: É construída pela avaliação das biomassas (conjunto de substâncias orgânicas) nos vários níveis tróficos de uma cadeia. O inconveniente da pirâmide de biomassa é porque ela não leva em conta o fator tempo; apenas representa a massa biológica num dado instante, não acusando, portanto, a velocidade com que a matéria orgânica é produzida.
No esquema ao lado, você percebe que