Ecologia e cidadania
Resumo: Diante das perspectivas do direito ambiental brasileiro, o presente trabalho vislumbra demonstrar a importância dos estudos acerca da problemática da ecologia urbana e as suas conseqüências para o futuro da humanidade. Tais informações são importantes, na medida em que contribuirão para o aprendizado jurídico dos operadores do Direito, e para o conseqüente amadurecimento das peculiaridades do tema em foco, visando acima de tudo informar a sociedade civil acerca da importância de questões que envolvam o meio ambiente, sobretudo no que diz respeito aos seus efeitos para as gerações futuras.
INTRODUÇÃO
Diuturnamente, muito se discute acerca das temáticas envolvendo o meio ambiente, nesse contexto, inclui-se a ecologia urbana. É nesse diapasão que o presente trabalho focará seus estudos, claro, relacionando-o com o presente tema, a saber, a importância da ecologia urbana para o futuro da humanidade.
Na sua obra Ecologia e Cidadania, Carlos Minc, ressalta o seguinte: ”As metrópoles expressam a síntese de problemáticas ambientais e sociais agudos: lixo, esgoto, fumaça, doenças de origem ambiental. Nelas também se verificam novas alianças e uma consciência incipiente para superar estes problemas, transformando a realidade urbana”.
Nesse contexto visa o presente artigo, trazer possíveis soluções para se alcançar a um meio mais saudável e ecologicamente correto e enfrentar a problemática em questão, para que tais problemas vividos hoje por todos nas cidades não venha a se agravar ainda mais, consequentemente vindo a prejudicar as gerações futuras que ainda virão.
2. ECOLOGIA URBANA
Segundo a obra “Ecologia e Cidadania” de Carlos Minc, a ecologia urbana diz respeito às grandes cidades que vivem num intenso desequilíbrio econômico, ecológico e espacial, o qual o autor compara a um organismo vivo que se encontra muito doente.
As grandes metrópoles, ou seja, cidades que concentram