Politicas
Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro – CEPERJ.
Escola de Gestão e Políticas Públicas – EGPP
Coordenadoria de Pós-Graduação – CPG
Curso de Especialização em Administração Pública
CEAP XXIII
Disciplina: Políticas Públicas
Professor responsável: Newton
Aluna:
Cláudia Regina Azevedo Fernandes
RIO DE JANEIRO
OUTUBRO, 2012
O papel do profissional que, historicamente, trabalha no setor público, baseado no modelo tradicional, burocrático e weberiano, vem sendo questionado. Hoje é quase um consenso de que esse perfil de gestor já não atende mais às necessidades da sociedade. Novas condições e novos ambientes requerem também novas formas de governança.
INTRODUÇÃO
O papel do servidor público do estado leva-nos a uma reflexão de que a administração pública pode alcançar o modelo de gestão ideal do tipo da iniciativa privada, sendo que perspectiva dessa área visa o lucro e da administração pública visa realizar sua função social. Entretanto, esta função social deve ser alcançada com qualidade na prestação do serviço público e com elevado grau de eficiência na utilização dos recursos disponíveis.
As questões relacionadas à eficiência não poderão ser ignoradas, ainda que estejam subordinadas ao critério da efetividade, isto é, os gastos públicos devem promover os resultados almejados, resolvendo os problemas sociais e econômicos para os quais se destinam. Sendo que para o sucesso da gestão pública é inevitável: eliminar o desperdício; adotar métodos eficazes para combater a corrupção criando controle interno, externo e social mais efetivo, estabelecendo a punição mais firme para os infratores responsáveis pelo desvio do dinheiro público; enfim, ainda, com o intuito de valorizar o servidor público. É possível que este último, seja o objetivo chave a ser perseguido por qualquer projeto de modernização, pois a qualidade profissional dos servidores e sua motivação são condições necessárias para se