ecoeficiencia
Ao tratar ecoeficiência nas empresas, significa a competitividade na produção e colocação no mercado de bens ou serviços que satisfazem às necessidades humanas, trazendo qualidade de vida, minimizando os impactos ambientais e o uso de recursos naturais, considerando o ciclo inteiro de vida da produção e reconhecendo a ecocapacidade planetária.
Diante disso, há preocupação com a introdução do conceito de prevenção e ecoeficiência propriamente dita assim, reduzir cada vez mais a geração na origem, abandonando a postura essencialmente reativa. Buscando através do controle de suas atividades, serviços e produtos, políticas ambientais que garantem a sustentabilidade dos mesmos.
Todavia, uma empresa que sabe trabalhar e interagir com o meio ambiente, sabe fazer qualidade ambiental tornando-se assim um fator estratégico e fundamental para a competitividade de seu negócio.
Com a finalidade de diminuir o impacto no meio e melhorar a degradação ambiental, as empresas devem procurar meios de funcionamento, ecologicamente eficientes, mais produtivos, que consumam menos recursos e que reduzam a poluição.
Contudo, é necessário estabelecer relações de equilíbrio entre os interesses das empresas, dos consumidores e dos mercados, contribuindo deste modo, para o desenvolvimento de um modelo de produção e de consumo mais sustentável.
O desenvolvimento sustentável nada mais é do que a expressão de um modo de produzir que assegura à empresa satisfazer as necessidades presentes dos negócios sem comprometer a manutenção de seu sucesso e a qualidade de vida das futuras gerações. A estratégia de ecoeficiência em uma empresa revela que reduzir o impacto da produção não é só ambientalmente correto, é também mais lucrativo.
SUSTENTABILIDADE A BASE DA ECOEFICIÊNCIA
O conceito de