eco pousadas
FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO
PROJETO DE PESQUISA DE TC
NOME DO ALUNO
1. TÍTULO:
“Revitalização da Escola Pública Professor Sebastião Inoc Assumpção"
Tema
A pesquisa tem como intuito estabelecer diretrizes para a revitalização em edifício de interesse histórico, pertencente ao Estado de São Paulo, analisando aspectos históricos e formais de casos concretos. A arquitetura escolar pública remonta ao final do século XIX. As décadas de 1950 e 1960 foram, no entanto, especialmente significativas, reflexo de efervescência cultural, política e econômica da época.
2. JUSTIFICATIVA DA PESQUISA
A arquitetura escolar deve, necessariamente, ancorar-se em propostas educacionais. É o que fizeram os arquitetos Hélio Duarte, Eduardo Corona e Roberto Tibau, entre outros, no período dos anos de 1950.
Com uma trajetória de 115 anos que se inicia efetivamente com a República, no final do século XIX, a arquitetura escolar pública paulista passa a expressar números significativos justamente em meados do século XX.
As escolas pioneiras do final do século XIX e inicio do XX feitas pela DOP (Departamento de Obras Públicas) são implantadas na capital e no interior, acompanhando as áreas ocupadas pela cultura do café e pelo sistema ferroviário. São compostas por um programa bastante simplificado de salas, alguns ambientes administrativos e o recreio coberto com sanitários anexos. Como características desses edifícios se sobressaem as paredes de tijolos auto-portantes, os porões altos, os grandes pés-direitos, as coberturas em telhas e barro guarnecidas por platibanda, o forro de madeira, as janelas estreitas denotando os limites as técnica construída da época, os pisos em madeira nas áreas secas e em ladrilhos hidráulicos sobre abobadilhas de tijolos nas áreas molhadas.
Na década de 1930, é criada a Comissão Permanente, constituída por profissionais de diversas áreas que estabelecem as novas