Procura da Poesia de Carlos Drummond de Andrade
LITERATURA BRASILEIRA IV_ AULA 01_ ATIVIDADE 01
Rosimelre Viana Souza
Maranguape, 07 de fevereiro de 2015
Atividade de portfólio
A primeira atividade de Literatura Brasileira IV propõe a discussão desse poema de Drummond, e a pergunta básica que se faz para orientar as discussões é: qual é a concepção de poesia expressa pelo texto? Na esteira dessa pergunta essencial, pensaremos outras categorias relacionadas ao texto literário: o autor, o mundo, a representação, a verdade do texto etc. Para esta atividade, você vai redigir um texto de aproximadamente vinte e cinco linhas respondendo à pergunta básica feita acima, e considerando as outras categorias citadas. Bom trabalho!
Carlos Drummond de Andrade nasceu em Itabira-MG, em 31 de outubro de 1902. Ele se consolidou como um poeta individualista que trabalha com o tempo presente, em seu brilho cotidiano e objetivo, proclamando a liberdade das palavras.
O poema em análise chama-se Procura da Poesia que, é considerada uma alta reflexão sobre o fazer poético e sua recepção. Na obra, o autor faz um jogo entre as palavras para que se possa fazer uma interpretação compreensiva da sua poética. Ele trabalha assuntos variados como acontecimentos sociais, infância, família, cidade, tempo, sentimentos, etc. Os temas mencionados dão instruções de como se deve ou não construir um poema, descartando tópicos diversos. Além de vermos a peça como poética também a vemos como uma crítica do que deve ser desprezado ou não, aceitando-o como ele é.
E, já no início, deixa claro que, não se pode escrever versos sobre qualquer coisa quando diz: “Não faça versos sobre acontecimentos”. A beleza da poesia não está em narrar fatos ou acontecimentos, tampouco em revelar seus sentimentos e, sim, em saber usar as palavras certas para