portfólio 1 Literatura Brasileira IV
A primeira atividade de Literatura Brasileira IV propõe a discussão desse poema de Drummond, e a pergunta básica que se faz para orientar as discussões é: qual é a concepção de poesia expressa pelo texto? Na esteira dessa pergunta essencial, pensaremos outras categorias relacionadas ao texto literário: o autor, o mundo, a representação, a verdade do texto etc. Para esta atividade, você vai redigir um texto de aproximadamente vinte e cinco linhas respondendo à pergunta básica feita acima, e considerando as outras categorias citadas. Bom trabalho!
O poema A Procura da Poesia de Carlos Drummond de Andrade, de 1945, contido na sua obra A Rosa do Povo daquele mesmo ano, como bem diz em nosso material disponível no ambiente virtual Solar, trata do fazer poético, o que já percebido nestetrecho a seguir: “Não faças versos sobre acontecimentos.
Não há criação nem morte perante a poesia.
Diante dela, a vida é um sol estático, não aquece nem ilumina.
As afinidades, os aniversários, os incidentes pessoais não contam.
Não faças poesia com o corpo, esse excelente, completo e confortável corpo, tão infenso à efusão lírica.”
Neste momento do poema, no trecho acima citado, o autor tenta explicar a essência do fazer poético, sua alma, sua origem que, definitivamente, segundo o poema, não vem do homem enquanto criatura, tão pouco de suas aventuras ou desventuras.
Carlos Drummond de Andrade em A procura da Poesia trata o fazer poético como um ente etéreo, divinal. A afirmativa vem com base no seguinte trecho:
“O canto não é o movimento das máquinas nem o segredo das casas.
Não é música ouvida de passagem, rumor do mar nas ruas junto à linha de espuma.
O canto não é a natureza nem os homens em sociedade.
Para ele, chuva e noite, fadiga e esperança nada significam.
A poesia (não tires poesia das coisas) elide sujeito e objeto.”
A poesia é um acontecimento. É uma aparição sobrenatural que surge do Cosmo no mundo dos homens,