A Mensagem de Clarice Lispector
LITERATURA BRASILEIRA IV_ AULA 02_ ATIVIDADE 01
Rosimelre Viana Souza
Maranguape, 18 de fevereiro de 2015
Atividade de portfólio
Você vai ler o conto "A mensagem" (clique aqui) e o ensaio "A fantástica verdade de Clarice" (Clique aqui) e pensar , e escrever sobre essa "verdade" que a literatura veicula, essa "mensagem" que o texto literário nos traz. Ao fazer isso, você estará refletindo sobre a própria condição da literatura e, por extensão, da arte contemporânea, em relação às verdades que deve, pode, tenta, recusa trazer. Vamos pensar, minha gente! Depois de tanto pensar, escreva um texto de pelo menos vinte linhas fazendo seu comentário, dando sua opinião sobre essa arte contemporânea.
Clarice tem um estilo ímpar, desenvolvendo seu trabalho no meio interno de cada indivíduo, centrando-se nas suas mais íntimas aflições, ou seja, trabalha o inconsciente e reproduz o pensamento de seus personagens, sendo muitas vezes onisciente quando convém como narradora, demonstrando saber muito mais sobre os pensamentos e sentimentos deles mais do que eles próprios.
É o que acontece no conto “A mensagem” que também fala sobre a cumplicidade e o distanciamento entre dois jovens de sexo oposto que são amigos. O que os une é o sentimento de angústia, algo comum entre eles e a maioria dos seres humanos, e que se torna um elo de ligação entre ambos.
Os personagens traziam consigo a sensação de serem iguais, pois se sentiam diferentes das outras pessoas devido ao simples fato de serem angustiados. Porém, essa sensação era conflitante porque, na realidade, eles não tinham escolhido um modo pessoal de ser, não sabiam o que queriam. Essa relação de igualdade, o sentimento de que um completa o outro, era algo grave, pois o rapaz e a moça viviam um conflito diante de