Hoteis ecologicos
Como funcionam as hospedagens que preocupam-se com o meio ambiente e têm compromisso com um mundo melhor
Hoje em dia, muito se fala em desenvolvimento sustentável. Mas, afinal, o que é isso? Em linhas gerais, sustentabilidade significa utilizar os recursos naturais de maneira consciente, preservar o meio ambiente e investir em empreendimentos que valorizem a cultura local.
Essa regra serve também para o setor de hotelaria. Uma das principais metas dos hotéis, pousadas e resorts ecologicamente corretos é economizar energia e, assim, causar menos impacto ambiental. Para conseguir esse resultado, eles investem em métodos alternativos de geração de eletricidade, entre eles os sistemas de captação de energia solar.
A pousada Ronco do Bugio, em Piedade (SP), por exemplo, consegue produzir 35% da energia consumida utilizando uma turbina movida por uma queda d'água, aproveitando o recurso natural de maneira limpa e eficiente.
Há outros bons modelos de hotéis sustentáveis no Brasil. A Pousada Uacari, no Amazonas, foi construída a partir de um estudo feito para que a obra causasse o menor impacto possível na paisagem.
Os bangalôs flutuam no rio sobre imensas toras, que ficam presas à margem. Além disso, a comunidade local beneficia-se com o movimento econômico gerado pela pousada. Mas não são apenas os hotéis caros que participam dos programas.
Os estabelecimentos menores e mais baratos também passaram a adotar as medidas sustentáveis nos últimos anos. A Pousada Villa Alegra, em Tiradentes (MG), só utiliza madeira de eucaliptos de áreas de reflorestamento em suas caldeiras a lenha e reaproveita a água da chuva, entre outros usos, para molhar o jardim e limpar a piscina.
Além disso, a pousada mantém um programa que investe na educação ambiental e valoriza o artesanato local e o folclore. A Pousada Chão de Serra, na Serra do Cipó (MG), trocou parte de suas lâmpadas incandescentes por fluorescentes, que gastam menos energia elétrica.