Ecm estudo de caso
Nome: ECM – Enterprise Content Management – Estudo de Caso Portugal Telecom.
A Portugal Telecom (PT) é atualmente a maior empresa privada de Portugal, com cerca de 30.000 funcionários e 38 milhões de clientes em 4 continentes. Sua história se inicia no final do século 19, mas o acontecimento de maior importancia nos ultimos anos foi as várias fazes de privatização que se iniciou em 1994 e finalizou em 2000. Hoje, a PT Group lidera o mercado de telefonia português,fechando negócios lucrativos em Telefonia móvel, Multimidia, Sistemas de informação, e-Business, Comunicação por satélite, diretórios e P & D.
Desafio
Como muitas outras operadoras, a PT sofre pressão de uma série de fatores como competição intensiva e redução dos ganhos com Telefonia Fixa. Para responder a estas pressões, em meio da sua maior expanção em Telefonia móvel e bandalarga. Ela teve também que empregar uma forte iniciativa para aperfeiçoar a eficiência de suas operações.
Uma determinada área identificada como oferecendo grande potencial de melhoria foi a consolidação das operações de back-office entre diferentes empresas dentro do grupo. A PT decidiu estabelecer um centro de serviços comum, o PT pro, oferecendo suporte aos serviços de negócios para estas empresas na area de finanças, contabilidade, Gerencia de recursos, Gerencia de patrimônio, logistica e Recursos Humanos.
A PT SI é o provedor de soluções tecnologicas do PT Group, como um todo,bem como outra empresa externa.Eles ganharam o FileNet's Best ValueNet Partner em 2003 e dois Most Innovative Solution Awards em 2004.
"O principal desafio foi unificar um complicados processos de negocios e implementa-los em uma unica plataforma que os suportem." explica Nuno Baptista da PT SI. "Existiam também a necessidade de refazer processos com uma visão otimizada e automatizada para melhor eficiência."
A PT precisava desenvolver uma plataforma de BPM e Workflow unificado que juntasse facilidade de utilização,