Violência domestica e abuso sexual
Nomes: Fernando Henrique Carvalho (1)
Volmir Knevitz da Rocha (2)
INTRODUÇÃO
A pesquisa em questão trata do tema Violência Domestica e Abuso Sexual, com isso foi verificado que Segundo Bee (1996), As experiências vivenciadas pelos indivíduos desde a primeira infância podem estimular a forma do individuo se comportar, expressando comportamentos que podem ser considerados hábeis ou não.
Neto (2005) acrescenta que alguns fatores que podem influenciar no tipo de comportamento praticado pelo individuo, pode ser o ambiente em que ele esta inserida e as pessoas com quem convive.
Para ilustrar um exemplo de comportamento não hábil, tem-se a violência que segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) faz-se presente na historia da humanidade e mata 1,6 milhões de pessoas por ano. Ainda segundo a OMS, violência tem por definição a cominação de um grau significativo de dor e sofrimento evitáveis. Há inúmeras formas de violência, a tratada em questão será a violência doméstica, que tem como agressões físicas, sexual, psicológica e negligência (Caminha, 1999).
Dentro do ambiente familiar, fatores como conflitos familiares, problemas financeiros, isolamento social, baixa auto-estima, problemas com a lei ou com a sociedade em geral, podem desencadear comportamentos agressivos. (Cortez, Padovani e Williams, 2005). No lar, onde acontece a maior parte das violências, a criança tem como a maior parte integrante à agressão, tanto direta como indiretamente, presenciando cenas de violência entre os próprios pais. (Brancalhone, 2003; McCloskey, Figueredo & Koss, 1995).
Segundo Wolfe, Jaffe,Wilson & Zak, (1985) o fato da criança presenciar cenas de violência em seu ambiente familiar, pode interferir no desenvolvimento de sua personalidade, a partir das experiências presenciadas, o indivíduo poderá mais tarde apresentar comportamentos violentos e anti sociais.
A principal base de uma criança é o ambiente familiar, sendo este