Ebulição
Departamento de Ciências Exatas
Curso: Farmácia
Disciplina: Química Orgânica I
Professor: Humberto Cunha
Aluno: Joice Souza de Sena
Ponto de Ebulição
Feira de Santana – Bahia
2012
Objetivo
Determinar o ponto de ebulição de um líquido.
Introdução
O ponto de ebulição se trata da temperatura na qual um líqüido vence a pressão atmosférica, passando para o estado gasoso. Como esse valor vária segunda a pressão atmosférica, a depender da altitude uma mesma substância apresenta pontos de ebulição diferentes. Quanto maior a altitude, menor é a pressão atmosférica e, portanto, menor é o ponto de ebulição.
Outro fator interferem no ponto de ebulição além da pressão atmosférica, a polaridade das substâncias. No caso de substâncias apolares quanto maior o peso molecular, maior será o ponto de ebulição. Para substâncias de peso molecular próximo, a ramificação abaixa o ponto de ebulição.Já no caso de substâncias polares para substâncias de peso molecular próximo, a mais polar possui maior ponto de ebulição. Substâncias que estabelecem ligações de hidrogênio (pontes de hidrogênio) possuem o ponto de ebulição extremamente elevado.
Ademais é importante salientar que o ponto de ebulição não pode ser utilizado para constatar grau de pureza de uma substância já que este não é tão sensível a impurezas como o ponto de fusão para determinar o ponto de ebulição podemos fazer um experimento simples que será instruído abaixo.
Materiais e Equipamentos
- béquer com vaselina
- chapa de aquecimento
Procedimentos
Primeiro devemos fechar uma das extremidades de um tubo capilar e colocar 1ml da amostra cujo ponto de ebulição será determinado. E depois passar esse microtubo para um tubo de ensaio pequeno , lembrando de deixar o capilar com a abertura para baixo. Ajustar o tubo de ensaio com a amostra a um termômetro por meio de um pequeno anel de borracha e colocar este conjunto em um béquer com óleo.
Devemos então