Ebola
O vírus Ebola foi isolado pela primeira vez em 1976, durante a epidemia de febre hemorrágica de ebola na República Democrática do Congo (então Zaire)126 e Sudão do Sul. O nome da doença se origina a partir do primeiro surto registrado em 1976, em Yambuku, na República Democrática do Congo, que fica às margens do rio Ebola.126
Filipinas e Estados Unidos
No final de 1989, a Unidade de Quarentena da Hazelton Research Products em Reston, Virgínia, sofreu um surto misterioso de uma doença fatal (inicialmente diagnosticada como" febre hemorrágica do vírus símio") entre um carregamento de macacos da espécia Macaca fascicularis, importados das Filipinas. O patologista veterinário do Hazelton enviou amostras de tecidos dos animais mortos para o Instituto Médico de Doenças Infecciosas do Exército dos Estados Unidos, em Fort Detrick, Maryland, onde um teste de laboratório conhecida como um ensaio ELISA mostrou anticorpos contra o vírus Ebola. Um microscopista de elétrons da instituição descobriu um filovírus com aparência similar a do Ebola nas amostras de tecido enviadas de Reston."
Pouco depois, uma equipe do Exército dos Estados Unidos entrou em ação para sacrificar os macacos que ainda não tinha morrido, trazendo esses macacos e aqueles que já tinham morrido por conta da doença para Fort Detrick para estudos dos patologistas, veterinários e virologistas do exército, em condições de segurança.
Amostras de sangue foram retiradas de 178 tratadores de animais durante o incidente. Destes, seis tratadores de animais seroconverteram. no entanto, quando os tratadores acabaram por não ficarem doentes, o CDC concluiu que o vírus tinha uma patogenicidade muito baixa para os seres humanos.
As Filipinas e os Estados Unidos nunca tinham registrado casos anteriores de infecção por Ebola, e sobre um maior isolamento, os pesquisadores concluíram que era outra cepa do vírus Ebola, ou um novo filovirus de origem asiática, que deram o nome "Vírus Ebola de Reston", por conta