earth, the power of the planet
Documentário BBC -
Earth, The power of the planet
Alunos: Juliana de Menezes Rezende
Lincoln Profeta Oliveira
Turma: Quim T223
Professor: Elton
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO
CAMPUS NILÓPOLIS
1) Teoria de formação da terra
No início, a Terra era só mais um pedaço de rocha originada do Bing Bang. Mas outros fragmentos foram se chocando com a Terra, gerando bastante calor e trazendo altos níveis de radiação. Após os choques, a camada externa da Terra se esfriou, mantendo todo o calor em seu interior, formando um núcleo tão quente quanto a superfície do sol, que abastece os vulcões até o dia de hoje. O calor do interior da Terra torna sua superfície incrivelmente dinâmica, o que faz criar uma paisagem inquieta e continuamente mutante, diferente de qualquer outra do sistema Solar, remodelando a superfície da Terra.
2) Estrutura interna da terra
A estrutura interna da Terra é formada por três camadas:
1. Crosta - é a camada superficial que envolve a Terra. Em média, possui de 30 a 40 km de espessura.
2. Manto - é a camada mais viscosa, localizada abaixo da Crosta. Ela é formada por vários tipos de rochas ricas em Ferro e Magnésio, que, devido as altas temperaturas, encontram-se em um estado complexo denominado: magma. Vai até 2900 km de profundidade, dividindo-se em manto superior e manto inferior.
3. Núcleo - este, é localizado no centro da Terra. Ele é formado por metais como Ferro e Níquel em altíssimas temperaturas, e se divide em duas partes: núcleo externo - líquido, de 2900 a 5150 km e núcle0 interno - sólido, até 6371 km. O interior da terra à partir da liberação de calor e magma remodelam e renovam a superfície dela.
3) Islândia e pluma mantélica Apenas 20 km abaixo da Islândia está localizado um dos fenômenos geológicos: Pluma Mentélica. Existe uma grande quantidade de magma (rocha derretida) desde as regiões mentélicas mais