Déficit de atenção e hiperatividade - tdah
Jean Carlos Machado
Profª Irimar Bitencourt de Bem
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Curso de Geografia (GED 0102 ) Prática Educativa II 18/06/2012
RESUMO
O transtorno do déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) é uma patologia caracterizada por desatenção, hiperatividade e impulsividade. Crianças com TDAH estão sob-risco de mau-desempenho escolar e devem receber cuidados especiais. É importante conhecer a fundo toda a problemática e a história de vida das crianças, desde a concepção, gestação, nascimento, vida em família e vida escolar.
Palavras-chaves: Déficit de Atenção. Hiperatividade. Desempenho Escolar.
1. INTRODUÇÃO
Os Transtornos de Déficit de Atenção e/ou Hiperatividade – TDAH e o Desempenho Escolar, são assuntos de extrema importância de ser abordado nos cursos de formação de professores.
O TDAH caracteriza-se por uma persistente desatenção e/ou uma impulsividade ou uma hiperatividade, consiste em um problema de saúde mental que tem três características básicas: desatenção, agitação e a impulsividade.
Muitas vezes o TDAH é confundido com falta de limites, porém, são fatores diferentes que influenciam tais comportamentos.
2. DÉFICIT DE ATENÇÃO OU HIPERATIVIDADE
Sabemos que esse transtorno tem um grande impacto na vida da criança, do adolescente e adultos e em suas relações com as pessoas, podendo levar a sérias dificuldades emocionais, de relacionamento familiar e social, e principalmente no ambiente escolar.
O transtorno é mais frequente em indivíduos do sexo masculino do que feminino. O início se dá na infância. Os sintomas geralmente são atenuados no fim da adolescência, embora uma minoria experimente o quadro completo de sintomas até o meio da idade adulta. A visão do professor é importante, pois muitas vezes os pais não identificam esse transtorno, achando que se trata de crianças mal criadas, sem respeito, falta de limites, porém são