DÀDA etc
O FUTURISMO
Em 20 de janeiro do ano de 1909 o poeta italiano Felippo Tommaso Marinetti idealizou um manifesto e o publicou em um jornal de grande visualização na época em paris, pelo fato do público francês ter valores do academismo. Foi inicialmente um movimento puramente literário que pretendia libertar-se das regras da gramática e da sintaxe e celebrar sons e sensações de um mundo tecnológico futuro. Algo semelhante a forma proposta(opositora a ideais da época, de pintura e arte em si) acontecera na virada do século, na Itália. Entre 1893 a 1896 em paris Marinetti conheceu e passou a usar o verso livre em seus textos, obteve influencias fortes, pois frequentava locais aonde a cultura era rica e as pessoas que a agregam eram muitas. Em 1896 o ano em que Marinetti retornara a Itália, ele assistira uma performance de Alfred Jerry (a peça"ubu rei" "duas apresentações bastaram para tornar famoso o Teatro de l’Oeuvre" ), dando a Marinetti abertura para fazer sua própria peça em 1909 "Roi Bombance"uma sátira à revolução e à democracia, peça que havia sido publicada em 1905. Assim com o que havia no manifesto futurista Marinetti propõem algo que no futuro viria a ser notório para o futurismo , porem ele causou grande polémica, como havia feito Alfred Jerry.
Maronetti em seu retorno a Itália não demorou a escrever a peça "Poupés Eletriques", fortemente inspirada no manifesto de 1909 e em Alfred Jerry e suas performances extravagantes e satíricas, usando de temas controversos para a época e contestando a democracia, inspirou o que viria a ser a juventude futurista e o modelo do teatro futurista.
A Itália da época estava com um agito interno, Marinetti se viu com a oportunidade de usar essa inquietação interna e os ideais futuristas para implementar novos formatos para arte. Com todo o movimento Hungaro-Italo Marinetti e um grupo de artistas foram para Triste e apresentaram o primeiro Sarau "serata" em meio ao conflito no ano de