jjjjvvj
3427 palavras
14 páginas
tdtf g hu hjj hjk A Organização Mundial de Saúde (OMS) define acidente como um acontecimento casual que independe da vontade humana, ocasionado por um fator externo originando dano corporal ou mental (SCHARTSMAN et al., 1984). No Brasil as causas externas (acidentes, violência, etc.) constituem 19,5% da mortalidade na infância (FILOCOMO et al, 2002). Os acidentes domésticos com crianças são relativamente comuns, mas não é dada a atenção merecida por parte das autoridades públicas e privadas da área de saúde. Esses acidentes 1Professora do Curso de Enfermagem das Faculdades Integradas de Patos.
2
Professor da UFCG, Campus de Patos.
3 Estudantes do curso de Enfermagem das Faculdades Integradas de Patos. constituem uma importante causa de danos à saúde infantil, inclusive são considerados uma das principais causas de morte que poderiam ser evitados através da prevenção.
A falta de informação por parte dos pais ou responsáveis aumenta a incidência desses acidentes. A maioria dos acidentes deve-se a falta de atenção dos adultos e o menosprezo por riscos corriqueiros, bastam alguns segundos de distração para que os acidentes aconteçam. A vigilância, consciência e supervisão à medida que a criança adquire novas habilidades locomotoras e manipulativas são essenciais.
Tendo em vista a grande importância de tal problemática, o desenvolvimento de ações
A Organização Mundial de Saúde (OMS) define acidente como um acontecimento casual que independe da vontade humana, ocasionado por um fator externo originando dano corporal ou mental (SCHARTSMAN et al., 1984). No Brasil as causas externas (acidentes, violência, etc.) constituem 19,5% da mortalidade na infância (FILOCOMO et al, 2002). Os acidentes domésticos com crianças são relativamente comuns, mas não é dada a atenção merecida por parte das autoridades públicas e privadas da área de saúde. Esses acidentes 1
Professora do Curso de Enfermagem das Faculdades Integradas de