Sistemas operacionais nas décadas passadas
Nome: Enrique de Oliveira Vicente RA: 14325420
Disciplina: Sistemas Operacionais
Tutora: Gislene
Título da Atividade: Sistemas operacionais nas décadas passadas
Resposta
Os grandes computadores, arrojados e mais semelhantes a máquinas indústrias do que as pequenas ‘caixas’ cubicas que conhecemos hoje, iniciaram na década de 50 mais parecidos com um armário com alavancas e muitos fios.
Foi apenas em 1969 que começou a se tornar mais parecido com um computador. A Empresa AT&T desenvolveu um sistema operacional com a linguagem C.
Não demorou muito para outro sistema ser criado, ou ramificado. Em 1977 foi lançada a BSD, uma ramificação limitada da UNIX. Não demorou muito para chegar às dezenas de sistemas operacionais. A Apple surgiu apenas nove anos depois da UNIX e logo a Atari, Xenix, IBM e DOS vieram.
Muitos sistemas vieram a existir, mas assim como muitos vieram muitos não vingaram e caíram no esquecimento.
A briga é cada dia maior, de 1969 a 1989 já haviam passado sobre a terra 29 sistemas operacionais, sendo de seis grandes empresas. De lá para cá, uma grande quantidade de sistemas vem sendo desenvolvidos para a saciedade humana. Na última década foram desenvolvidos 26 novos sistemas ou atualizações. Um crescimento de 89% com comparação aos anos de 1969 a 1989. Nota-se que o básico e simples como um rádio relógio de 1990 que servia apenas para mostrar a hora e ouvir música, é dado como inútil se não acessar as redes sociais, baixar músicas, pré-visualizar e-mails, visualizar curtidas, ver como está o transito, o clima e as principais notícias. Ah, e marcar a hora e trocar as rádios. E para que tudo isso aconteça, é necessário um sistema operacional ‘básico’.