dwdw
O frio é bastante utilizado na conservação dos alimentos perecíveis, tanto os de origem animal como os de origem vegetal. Basicamente, tem como função conservar os alimentos porque retarda ou inibe a multiplicação microbiana. Isto ocorre porque o metabolismo microbiano efetua-se por meio de reações enzimáticas as quais são influenciadas, em sua velocidade, pela temperatura.
- Refrigeração
Na refrigeração, utilizam-se temperaturas acima do ponto de congelamento.Usa-se essa técnica como meio básico temporário até que se aplique outro método.Neste processo,apesar de não ocorrer eliminação dos microrganismos, inibe-se o ciclo de reprodução e, conseqüentemente, retarda a deterioração dos alimentos quando atacados.
- Congelamento
No congelamento, a temperatura fica abaixo de zero. Na prática, a conservação dos alimentos realiza-se entre 10 a -40ºC. Neste processo, ocorre uma redução da população microbiana. A morte dos microrganismos decorre, principalmente, devido aos cristais de gelo formados na célula; à desnaturação de enzimas; à perda de gases da célula; ao abaixamento da atividade de água.
É LEI
A Portaria V.S. 1428/93 do Ministério da Saúde determina que os estabelecimentos relacionados à área de alimentos adotem, sob responsabilidade técnica, as suas próprias Boas Práticas de Produção e/ou Prestação de Serviços, seus Programas de Qualidade, e atendam aos PIQ´s para Produtos e Serviços na Área de Alimentos, em consonância com o estabelecido na presente Portaria.
À medida que estabelece o fim do abate clandestino, a Portaria 304 obriga os frigoríficos e açougues a instalarem câmaras frias com temperaturas controladas.
CRESCE O USO
A oferta e o consumo de alimentos resfriados ou congelados