Duto
Entende-se por transporte dutoviário aquele efetuado no interior de uma linha de tubos ou dutos, realizado por pressão sobre o produto a ser transportado ou por arraste deste produto por meio de um elemento transportador. Assim, toda a dutovia deve ser constituída de três elementos essenciais: os terminais, com os equipamentos de propulsão dos produtos; os tubos e as juntas de união destes. Dutovia é uma tubulação destinada a conduzir a grandes distâncias produtos ou materiais.O transporte Dutoviário pode ser dividido em: 1. Oleodutos: cujos produtos transportados são, em sua grande maioria: petróleo, óleo combustível, gasolina, diesel, GLP, querosene, nafta e outros; 2. Minerodutos: cujos produtos transportados são: sal-gema, minério de ferro e concentrado fosfático; 3. Gasodutos: cujo produto transportado é o gás natural.
Oleoduto na Alemanha.
O transporte tubular é utilizado normalmente para transportar produtos através de condutos tubulares, normalmente petróleo e gás natural. São mais conhecidas como:
Gasoduto - no caso de transporte de gás natural
Oleoduto - no caso de transporte de petróleo e seus derivados líquidos
Alcoolduto - no caso de transporte de etanol
Minerioduto - no caso de transporte de minérios
Os oleodutos, gasodutos e alcooldutos, também conhecidos pelo nome em inglês pipeline, são o meio de transporte mais seguro e econômico que existe, para grandes quantidades.
Estima-se que, no Brasil, 500.000.000 de litros de hidrocarbonetos sejam transportados diariamente através de oleodutos. No Brasil também são transportados suco de laranja e minério de ferro através deste método.
O transporte tubular tem como principais vantagens:
A redução dos custos de transporte de líquidos, a médias e a longas distâncias;
A diminuição da poluição, pois os riscos de acidente e de derrame ou fuga são reduzidos;
A redução do consumo de combustíveis fósseis, pois os motores acionadores das bombas e compressores usados neste