Grupo dos Amphibia - Ordem dos Anuro, Gymnophiona e Caudata
Nestes casos, os ovos se desenvolvem na água, dando origem a uma larva aquática denominada girino.
Estes indivíduos respiram por meio de brânquias externas uns possuem cauda outros não.
Classificação.
Herpetofauna é o termo utilizado para denominar a totalidade dos répteis e anfíbios de uma região. Esta classe de animais vertebrados, composta por sapos, rãs, salamandras, aquáticas e as cecílias, foi a primeira a aparecer no planeta terra por volta de 300 milhões de anos. Hoje, habitando algumas ilhas da Indonésia, ainda existem espécimes raros e antigos que viveram na Idade do Carvão, período em que estes animais foram o grupo dominante. Os anfíbios são campeões na capacidade de adaptação, mas mesmo assim estão em perigo. Apareceram na
Terra antes dos dinossauros. Sua pele precisa estar constantemente úmida, pois funciona como um meio de respiração para este animal. .
Apesar de quase todos desta classe possuírem pulmões, eles são de estrutura extremamente simples. Tanto a rãs quanto os sapos possuem ouvidos. E um coração de complexidade superior se comparado aos seus ancestrais. Os anfíbios se dividem em três ordem:
Ordem
Caudata: representada pelas salamandras e tritões, anfíbios dotados de caudas que, em alguns casos, permanecem em ambiente aquático por toda a vida.
-Ordem Gymnophiona: – nesta, temos as cobras-cegas ou cecílias, animais de corpo alongado e sem patas.
- Ordem Anura: –aqui, temos os anfíbios mais conhecidos por nós: os sapos, as rãs e pererecas.
Sapos possuem a pele mais rugosa e com glândulas bem visíveis; rãs são exímias saltadoras, possuem pernas longas, pele bastante lisa e facilidade para o nado; as pererecas, finalUniversidade Federal do Pará
Campus Universitário do Marajó
Faculdade de Ciências