Durkheim
Este fenômeno ocorre quando os fertilizantes e outros nutrientes entram nas águas paradas de um lago ou em um rio de águas lentas causando um rápido crescimento de plantas superficiais, especialmente das algas. Esses poluentes orgânicos constituem nutrientes para as plantas aquáticas, especialmente as algas, que transformam a água em algo semelhante a um caldo verde, fenômeno também conhecido por floração das águas. À medida que essas plantas crescem, formam um tapete que pode cobrir a superfície, isolando a água do oxigênio do ar, com isso ocorre a desoxigenação da água. Pode parecer incoerente, afinal, as algas são seres que produzem o oxigênio durante a fotossíntese assim, a quantidade de oxigênio deveria aumentar e não diminuir. De fato, as algas liberam oxigênio, mas o tapete superficial que elas formam faz com que boa parte desse gás seja liberado para a atmosfera, sem se dissolver na água. Além do que, a camada superficial de algas dificulta a penetração de luz. Sem o oxigênio, os peixes e outros animais aquáticos virtualmente desaparecem dessas águas.
Eutrofização Natural Resulta da descarga normal de nutrientes contidos nos solos e que são levados pelas chuvas que lavam a superfície terrestre, além de outros mecanismos naturais (ação de animais, etc.).
Eutrofização Artificial Também chamada de eutrofização acelerada, cultural ou antrópica, é decorrente do lançamento nos corpos d'água de cargas pontuais de efluentes industriais e domésticos ricos em compostos sintéticos (sobretudo os fosfatados) e orgânicos, bem como de cargas difusas provenientes da água de drenagem de áreas cultivadas, contendo adubos químicos.
Esse é o processo que mais comumente ocorre no mundo inteiro.
Processo relacionado ao excesso de nutrientes que afeta lagos, lagoas e outros lugares em que a água se acumula. No decorrer da eutrofização, a qualidade da água se deteriora até o ponto de tornar-se imprópria para consumo humano. Lagos e rios